Viva com o brilho da sua individualidade
  • JUVENTUDE

Viva com o brilho da sua individualidade

O autor Daisaku Ikeda, em seu livro Juventude: Sonhos e Esperanças, volume 2, p. 32-50, expressa seu sincero sentimento aos jovens de que manifestem sua individualidade ao máximo para conquistar a plena realização na vida. Veja o trecho extraído e adaptado do livro.

A individualidade tem sido descrita como um tesouro inigualável. Assim como não existem duas pessoas exatamente iguais, cada uma possui características individuais. Da mesma forma, possuímos uma missão que somente nós podemos realizar. Cada pessoa é dotada de uma personalidade única, que é a sua própria identidade.

Nossa individualidade é o que forma a base do nosso caráter. Justamente devido às nossas características individuais é que podemos conduzir um tipo de vida e uma missão única e intransferível. O aspecto pessoal é algo especial e nos distingue das outras pessoas; ninguém mais pode possuir nossa característica especial, pois pertence estritamente ao nosso ser e emana de forma natural e inconsciente.

Viver significa expressar e desenvolver essa individualidade ao máximo — em outras palavras, é a autorrealização.

(...)

Cada um é diferente, mas todos nós possuímos igualmente um ilimitado potencial. A verdade é que podemos realizar quase tudo o que desejamos se acreditarmos e nos esforçarmos para isso. A pior coisa é perder a confiança em si mesmo e limitar o próprio potencial.

Em um sentido amplo, uma pessoa é tão capaz como qualquer outra. Neste momento, suas notas escolares não são indicadores de sua verdadeira potencialidade; uma nota mais alta ou mais baixa não é o que define uma pessoa. Por mais difíceis que sejam as coisas, o importante é jamais se esquecerem de que, se os outros podem realizar algo, vocês também podem. Devem determinar que irão vencer seus limites e acreditar totalmente em sua capacidade. Será penoso viverem se comparando aos outros, sentindo-se inferiores ou superiores as outras pessoas.

Somente aqueles que estão determinados a se devotar totalmente, a tentar fazer o máximo e a realizar contínuos esforços é que farão brilhar sua verdadeira individualidade. Essas pessoas respeitam e reconhecem a individualidade das outras e jamais tentarão frustrar o sucesso delas nem irão criticar alguém por ser diferente.

(...)

É importante se lembrarem de que seu valor como pessoa não se encontra em sua profissão nem em sua riqueza, tampouco na fama ou nos títulos acadêmicos.

O que realmente importa é o quanto se esforçaram no caminho que escolheram, o quanto de coisas boas realizaram e com que seriedade devotaram suas energias para isso. O seu espírito de dedicação e a sua sinceridade irão determinar seu verdadeiro valor. Por isso, nossa individualidade constitui a base para conduzir uma vida digna e significativa como seres humanos.

O dinheiro que possuímos acaba. As coisas materiais que possuímos se quebram e não são capazes de enriquecer nossa personalidade em um sentido verdadeiro e duradouro. No entanto, quanto mais cultivarem a individualidade inata, mais rica ela se tornará; quanto mais a exercitarem e a colocarem em prática, mais irão fortalecê-la. Essa individualidade jamais diminui nem desaparece.

Vocês possuem esse maravilhoso tesouro e a vida é uma luta para fazê-lo brotar do interior de cada um com todo o seu esplendor.

Seu sucesso ou sua derrota na vida não se decide por suas realizações nem por seus resultados na escola. O verdadeiro vitorioso é aquele que, com persistência, continua a polir a joia inigualável de seu potencial único por toda a vida para que brilhe ao máximo.

 

TAGS:JUVENTUDE

• comentários •

;