O som da Lei Mística no lar
  • FAMÍLIA

O som da Lei Mística no lar

Trecho extraído e adaptado do discurso do presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda, publicado no Brasil Seikyo, ed. 1.743, 10 abr. 2004, p. A3.

Como é maravilhoso ter o som da Lei Mística reverberando em casa. A forte fé é como um poderoso ímã, capaz de atrair a boa sorte “de dez mil milhas de distância”. Ela age como uma defesa impenetrável que afasta toda a falta de sorte. Com essa convicção, por favor, tornem seu lar o castelo da paz e da felicidade.

Há muitos casos em que os familiares não praticam o Budismo de Nichiren Daishonin. Não há nenhuma necessidade de se preocuparem nem de ficarem ansiosos por causa disso, pois, se nos levantarmos com seriedade e convicção na prática da fé, poderemos conduzir todos os nossos familiares e parentes na direção da felicidade e da esperança. Nós somos como um solitário farol na escuridão que possibilita que muitos navios naveguem em segurança pelos mares.

Nichiren Daishonin escreveu: “O venerável Maudgalyayana abraçou o Sutra do Lótus, que é o grande bem supremo. Dessa forma, não somente ele atingiu o estado de buda mas seu pai e sua mãe também. E por mais surpreendente que pareça, todos os pais e todas as mães das sete gerações anteriores e das sete posteriores e, na verdade, de incontáveis existências passadas e futuras puderam se tornar budas. Além disso, todos os filhos, esposas ou maridos, vassalos, mantenedores e incontáveis outras pessoas puderam escapar dos maus caminhos, atingir o primeiro estágio da segurança e, então, o estado de buda, o estágio da iluminação perfeita.”1

À luz dessa passagem, não há absolutamente nenhuma necessidade de os familiares discordarem em relação à fé. Espero que tenham uma sabedoria tolerante, que orem e se empenhem para criar, com paciência e firmeza, uma família harmoniosa em que sejam abundantes a boa disposição e os risos alegres.

Nota:

1. Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Brasil Seikyo, v. II, p. 80, 2017.

 

TAGS:FAMÍLIA

• comentários •

;