Trechos extraídos e adaptados do livro Juventude: Sonhos e Esperanças.
Texto extraído e adaptado da série especial do presidente da SGI, Dr.
Trechos do discurso do presidente da Soka Gakkai Internacional, Dr.
O autor Daisaku Ikeda, no livro Felicidade,1 discorre sobre a importância de nos dedicarmos à felicidade dos que estão ao nosso redor e como isso está relacionado a nossa felicidadeQuando ajudamos os outros a se tornarem felizes, nós também nos tornamos felizes.
Se nossas expectativas são diferentes da realidade, como conquistaremos a condição que tanto desejamos? Esse é o tema discutido por Daisaku Ikeda no trecho extraído e adaptado do livro Ensaio sobre as Mulheres1Por mais que o solo seja coberto de pedras, os brotos começam a surgir vigorosamente por e
Trechos extraídos e adaptados do livro de autoria do presidente da SGI, Daisaku Ikeda, intitulado Vida: um Enigma, uma Joia Preciosa, p.
“Nosso propósito é ter uma existência plena e gratificante, notabilizada pelo respeito à nobreza e à dignidade da vida humana” Trechos adaptados do discurso do presidente Ikeda proferido na Reunião Nacional de Líderes da Soka Gakkai realizada em Tóquio, Japão, em 21 de junho de 1988 e publicado no B
Texto extraído e adaptado do discurso do presidente Ikeda proferido na Convenção para a Paz dos Jovens da SGI publicado no Brasil Seikyo ed.
Trecho extraído e adaptado do discurso do líder da SGI, Daisaku Ikeda, proferido na terceira sessão da Conferência Executiva Nacional realizada em 1o de agosto de 2006 no Centro de Treinamento de Nagano, Japão, e publicado no jornal Brasil Seikyo, ed.
Trecho extraído e adaptado do discurso do líder da SGI, Daisaku Ikeda, proferido na Convenção para a Paz dos Jovens da SGI no fim da década de 1990.
No trecho extraído e adaptado do livro Educação Soka, p.
Ondas de revolução humana são extremamente importantes na sociedade e elas são ativadas, em primeiro lugar, pela transformação interior de cada indivíduoTexto extraído e adaptado do artigo do líder da SGI, Daisaku Ikeda, publicado em agosto de 2017 na revista Daibyakurenge e no jornal Brasil Seikyo,
Trecho extraído e adaptado do discurso do presidente da SGI, Dr.
Texto extraído e adaptado do discurso proferido na 90ª Reunião de Líderes da Soka Gakkai e 37ª Convenção da Divisão dos Estudantes, Tóquio, em 28 de junho de 1995.
Trecho extraído e adaptado da Proposta de Paz 2002, publicada na revista Terceira Civilização ed.
Trecho extraído e adaptado do discurso do presidente Ikeda realizado em 13 de julho de 2003 e publicado no jornal Brasil Seikyo, ed.
Trechos extraídos e adaptados de Reconhecer o “Nosso Eu” como Bodisatvas da Terra, da série “Sabedoria para criar a felicidade e a paz”, publicada no Brasil Seikyo, ed.
Trechos extraídos e atualizados do poema do presidente Daisaku Ikeda A Longa e Distante Correnteza do Amazonas ― Dedico aos Sublimes Companheiros do Brasil1Oh! Meu Brasil!Céu e terra que tanto amo!Solo da paixão,Nação da esperança ePaís do futuro.
No livro Vida — Um Enigma, Uma Joia Preciosa (p.
Pessoas que apoiam e defendem a justiça são como árvores frondosas que protegem a vidaTrecho extraído e adaptado do discurso do presidente da SGI, Dr.
Trecho de discurso do presidente da SGI, Dr.
Devemos dar atenção às palavras que fluem de outra alma.
Trecho extraído da Proposta de Paz da edição de maio de 2020 da revista Terceira Civilização, com foco no terceiro compromisso exposto pelo Dr.
Trecho retirado da Proposta de Paz da edição de maio de 2020 da revista Terceira Civilização, com foco no terceiro compromisso exposto pelo Dr.
Trecho extraído da Proposta de Paz da edição de maio de 2020 da revista Terceira Civilização, com foco no segundo compromisso exposto pelo Dr.
Trecho retirado da Proposta de Paz da edição de maio de 2020 da revista Terceira Civilização, com foco no segundo compromisso exposto pelo Dr.
Algumas pessoas ficam abatidas com seus fracassos e suas decepções, queixando-se de que são infelizes.
Trecho retirado da Proposta de Paz da edição de maio de 2020 da revista Terceira Civilização, com foco no primeiro compromisso exposto pelo Dr.
Trechos extraídos e adaptados do artigo do presidente Daisaku Ikeda publicado na revista SGI Quarterly, um fórum budista pela paz, cultura e educação.
Texto extraído e adaptado da série Sabedoria para Criar a Felicidade e a Paz, publicado no jornal Brasil Seikyo, ed.
Texto extraído do romance Nova Revolução Humana, v.
Texto adaptado de “Uma Mulher de Poucas Palavras”1Nossa família era grande: meus pais, eu, quatro irmãos mais velhos, dois irmãos mais novos, uma irmã mais nova e dois filhos adotivos.
Muitas vezes começamos o expediente com sono, mal-humorados ou simplesmente não querendo falar com os colegas.
Ser capaz de sentir profunda gratidão pelas pessoas ao redor é prova da revolução humana.
Trechos de um ensaio de Daisaku Ikeda, líder da SGI, sobre o seu encontro com Dr.
Texto extraído e adaptado do jornal Brasil Seikyo, ed.
Sabemos que muitas pessoas, independentemente do tempo de trabalho, enfrentam ambientes negativos e pesados — isso quando não ocorrem abusos de autoridade ou outros problemas mais graves.
Os excertos apresentados a seguir foram extraídos do artigo “Diálogo sobre Mães e Filhos no Século 21”, de autoria de Daisaku Ikeda, presidente da SGI, publicado em série na revista Daisanbunmei entre 1999 e 2000Os olhos das crianças estão sempre fixos no futuro, porque o amanhã é cheio de possibili
Acredito que a paz só possa ser alcançada por meio de um esforço incessante. E é por isso que clamo constantemente ser o diálogo o caminho mais seguro para a paz.
Ao praticarmos este budismo, podem emergir situações que nos levem a questionar ou duvidar do poder da fé. Mas fatos que escapam da compreensão meramente intelectual podem revelar importantes verdades sobre a nossa vida quando examinadas com os olhos do Buda.
No escrito O Daimoku do Sutra do Lótus, no qual consta essa passagem, Daishonin explica que o ideograma myo contém três significados — “abrir”, “ser dotado de perfeição” e “reviver” (cf.
“Então, o anfitrião disse: Tenho meditado, sozinho, sobre o assunto com indignação.
Nos últimos tempos as divergências de opiniões e pontos de vista parecem impedir o diálogo e avanço em alguns âmbitos da sociedade.
Ao longo dos mais de 2.500 anos de história do budismo, o conceito do caminho do meio tem sido objeto de várias interpretações. Mas, expresso de maneira simples, esse conceito descreve o caminho ou a forma de transcender e reconciliar a dualidade que caracteriza a maioria dos pensamentos.
As nossas limitações são como os nós de um bambu: se um nó for rompido, todos os demais quebrarão.
Comentando uma carta de Nichiren Daishonin impregnada de profunda compaixão a seu discípulo Toki Jonin, cuja esposa, a monja leiga Toki, se encontrava doente, o presidente Ikeda ressalta o nobre espírito de empatia, demonstrando interesse e preocupação por aquelas que estão sofrendo.
Citando alguns episódios do buda Shakyamuni, o presidente Ikeda explica que cada um possui uma preciosa missão que só ela pode cumprir.
O Sutra do Lótus expõe a parábola dos três tipos de ervas medicinais e os dois tipos de árvores, descrevendo a forma imparcial como a chuva cai sobre toda a vegetação, permitindo que cada planta floresça e dê frutos de uma maneira própria e só sua.
Qual é o espírito fundamental do Budismo de Nichiren Daishonin? O presidente Ikeda oferece uma resposta clara a estas questões.
A forma como reagimos aos acontecimentos inesperados é um fator crucial. A vida consiste num processo de desafio e resposta.
Não importando as profundezas do sofrimento e do desespero em que possamos estar mergulhados neste exato momento, o poder da fé na Lei Mística nos permite abrir o caminho para uma vida de felicidade genuína.
A Soka Gakkai é um encontro de leões. Se cada um de nós nos tornarmos um leão, podemos vencer qualquer forma de adversidade. Leões são fortes, nada temem.
Por estarmos vivendo a era impura, é necessário que os jovens com espírito de procura se reúnam para estudar este grandioso budismo que dignifica a vida.
O presidente Ikeda explica que os bodisatvas da terra são pessoas de ação, e que a força propulsora do kosen-rufu encontra-se em praticar e propagar ativamente a Lei Mística no mundo real.
Independentemente do lugar ou país, são sempre os bodisatvas da terra que se encarregam da missão de propagar amplamente o ensinamento correto recebido do Buda, compartilhando-o com todos os seres humanos.
Com os olhos voltados para o futuro do kosen-rufu daqui a cem anos, o presidente Ikeda salienta a importância da formação de pessoas que possuam uma profunda filosofia e vasta compaixão e possam contribuir para a felicidade da humanidade.
Rememorando seu primeiro passo para o kosen-rufu mundial em 1960, o presidente Ikeda salienta que a essência do kosen-rufu reside na luta de cada pessoa para realizar a revolução humana e transformar o destino.
Aqueles que continuam aprendendo por toda a vida permanecem jovens. O presidente Ikeda discute a importância de cultivar, durante a juventude, o hábito de aprender.
Meu desejo é que jamais esqueçam que a concretização de qualquer grande empreendimento começa a partir de um único ponto: coragem.
O verdadeiro praticante de uma religião deve agir em prol da felicidade da humanidade e prosperidade da sociedade. Somente por meio do diálogo de vida a vida é possível mudar o coração das pessoas.
Shin’ichi Yamamoto apresenta uma proposta comemorativa sobre “a época da localidade”, alertando sobre a destruição ambiental que ultrapassa os limites entre países e localidades, a cultura de consumo em massa e sobre o movimento Renascença que ocorreu na Europa entre os séculos 14 e 16.
Avancem com máximo vigor agindo para “estabelecer o ensinamento correto para a pacificação da terra”
A juventude pode ser uma época de altos e baixos emocionais, em que a pessoa é demasiadamente influenciada pelas circunstâncias e tomada por uma sensação de angústia e desalento. O presidente Ikeda salienta para os jovens sobre a importância de seguir em frente com um espírito invencível.
Cada momento é o “tempo sem início”. Daisaku Ikeda salienta em “A Sabedoria do Sutra do Lótus” a importância da fé baseada na verdadeira causa — o espírito de sempre começar novamente deste momento em diante.
O presidente Ikeda salienta que todos nós somos preciosos, e que cada um nasce com uma missão própria.
Juventude é outro nome para desafio. Nos esforços tenazes para continuar avançando sem ser vencido por qualquer obstáculo reluz o brilho da vitória e do sucesso.
O presidente Ikeda salienta que a juventude é importante para a construção dos alicerces da vida, sendo a coragem, a convicção e a esperança o grande tesouro dos jovens.
As atividades da Soka Gakkai são o supremo exercício budista da atualidade. Os exercícios budistas são para enfrentar a si mesmo, romper os próprios limites, tornar o coração forte e amplo e elevar a condição de vida.
Quem tem gratidão estampa sorriso no rosto; têm alegria e se desenvolve; e acumula boa sorte. A capacidade de sentir gratidão pelas pessoas que lhe apoiam tanto nos bastidores como fora deles representa a profundidade e a grandiosidade da sua sublime condição de vida.
O propósito dessas diretrizes é prover uma direção ou foco claro, de forma que os membros não sejam derrotados pelas dificuldades nem caiam na armadilha da negatividade e da lamentação e, em vez disso, vivam com esperança e vençam em todos os aspectos.
Na juventude, fracassos são preciosos e esforços são tesouros. Mesmo que não sejam bem-sucedidos, não fiquem desanimados. Basta que renovem a decisão e desafiem novamente. O que constrói a nova era serão sempre a força e a paixão dos jovens.
Pode acontecer de o coração ser coberto pela nuvem escura da desilusão, devido aos fortes golpes de “chuva fria”. Mas não devemos nos esquecer de que hoje, e amanhã também, o sol nasce brilhando vividamente.
O presidente Ikeda salienta a importância de ler e aplicar os escritos de Nichiren Daishonin a fim de seguir o melhor curso na vida. Estudar, no Budismo Nichiren, afirma, não é uma busca intelectual vazia, mas algo para vencer os desafios reais da vida.
Se buscar a felicidade fora do coração e ficar à mercê dos desejos, não obterá o verdadeiro sentimento de realização ou satisfação.
Compartilhando sua experiência, o presidente Ikeda enfatiza a importância de iniciar bem o dia e manter um estilo de vida constante para extrair o melhor de cada dia e conduzir uma vida vitoriosa.
O presidente Ikeda ensina que, para viver cada dia de modo significativo, precisamos eliminar a inércia que facilmente se instala em nosso coração.
“Revolução humana” é a expressão contemporânea adotada para intitular o “estado de buda”. Segundo o presidente Ikeda, a reforma interior de um único indivíduo fundamentada no budismo abrirá caminho para a concretização do kosen-rufu.
Quando elevamos nossa condição de vida, as causas negativas do passado são transformadas em causas positivas. Não devemos ficar atrelados ao que já foi. O esforço para a revolução humana sempre se inicia com o ato de desafiar a nós mesmos deste momento em diante.
Aprendemos como praticantes do Budismo Nichiren que cada dia tem uma importância decisiva para a felicidade, abarcando o passado, o presente e o futuro. Cada dia está conectado com a eternidade. E o presidente Ikeda nos ensina como viver cada momento sabiamente e sem arrependimentos.
Mesmo que muros espessos se ergam diante de vocês, desafiem-nos com coragem e ímpeto.
Ser capaz de sentir profunda gratidão por todos ao nosso redor é prova de nossa revolução humana. A gratidão acelera o processo de transformação interior.
O budismo se manifesta na sociedade e a fé se manifesta em nossa vida diária. O kosen-rufu está diretamente ligado à contribuição para a comunidade local. É por isso que é tão importante e significativo criarmos sólidas raízes na comunidade e assim formar um amplo círculo de amizade.
O presidente Ikeda concede uma importante orientação para as integrantes da Divisão Feminina de Jovens, com o desejo de que elas, sem exceção, se tornem verdadeiramente felizes.
Numa carta enviada a seu jovem discípulo Nanjo Tokimitsu, Nichiren Daishonin expressa: “Uma pessoa que abraça o Sutra do Lótus está saldando as dívidas de gratidão com o pai e a mãe”. Sobre esse trecho, o presidente da SGI, Daisaku Ikeda, explica aos jovens a importância da gratidão aos pais.
O presidente Ikeda afirma que corajoso é aquele que se mantém forte no momento de se levantar só. A coragem é uma virtude essencial que podemos nos esforçar para adquirir. Somente quando as pessoas adquirem a coragem de levantarem-se sós é que poderão conduzir o mundo para a paz e para o bem.
Refletindo sobre seus próprios esforços na juventude, o presidente Ikeda salienta a importância de os jovens conquistarem a confiança das outras pessoas e, também, de não terem medo de errar.
Aconteça o que acontecer, protejam os companheiros No dia 12, o Gongyokai com participação livre, comemorando a inauguração do Centro Cultural de Mizusawa, foi realizado por diversas vezes até o entardecer.
O presidente Ikeda oferece um carinhoso conselho aos jovens sobre trabalho, com base em suas próprias experiências e nas orientações do segundo presidente da Soka Gakkai, Josei Toda.
Edificar a felicidade por meio da prática da fé é a comprovação da veracidade do budismo O avião que transportava Shin’ichi Yamamoto e comitiva continuou seu voo tranquilo, passando por Taiwan e chegando a Hong Kong.
O presidente Ikeda salienta que o kosen-rufu não acontece em algum cenário distante, mas que se baseia em nossas ações e comportamento cotidianos, nas interações compassivas e afetuosas com as pessoas.
Para qual propósito usamos nossa vida? O presidente Ikeda salienta que todos nós somos preciosos, e que cada um nasce com uma missão própria.
Com terna compaixão e empatia, o presidente Ikeda incentiva os jovens de todo o coração. Ele os motiva a aprender a encorajar, a gostar de si mesmos, e a usar seus problemas como combustível para brilhar ainda com mais intensidade.
O Dia Internacional da Felicidade é comemorado anualmente em 20 de março, ele foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas), em 2012. Saiba a visão de Daisaku Ikeda sobre a missão de levar a felicidade à todos os povos.
O importante é lembrar que o propósito original da política e da economia é a felicidade e o bem-estar das pessoas
Quando surgirem pontos problemáticos, todos devem pensar arduamente em como compensá-los. O importante é unirem forças.
Nós conseguimos crescer por termos oponentes, pois eles nos tornam mais fortes
Aos 70 anos, Tsunesaburo Makiguchi , costumava se referir à ele e aos seus discípulos como: “Nós, jovens.”
Experimente escrever uma brilhante história pessoal de conquistas — de forma sábia, aprazível e vitoriosa
“Quero deixar para a humanidade o inabalável grande castelo da natureza humana e da justiça”, afirma o líder da SGI
Para agregarmos um significado eterno à nossa vida, é importante acumularmos o tesouro do coração
A nobre condição do estado de buda nada mais é que o Myoho-renge-kyo, a Lei do universo, que existe em todas as pessoas
Viver mesmo um único dia a mais para que possamos contribuir para a paz é o maior tesouro que pode existir
No budismo, a fé diz respeito às pessoas comuns que estão se empenhando sinceramente em sua prática
Desperte para o fato de que, da forma presente, somos budas, e somos unos desde o distante passado até o eterno futuro
É essencial vencer na vida. Por meio da vitória é que se consegue a felicidade e a glória
Faça as pessoas serem felizes, sem exceção. Fale com coragem a respeito da grandiosa filosofia da esperança!
A prática budista tem a força de reduzir o sofrimento cármico que estamos destinados a vivenciar no futuro, em um sofrimento muito mais amenizado no presente
O budismo ensina sobre a causalidade da vida, explicando que as nossas ações do passado são as causas que se manifestam como efeitos no presente
Viver com espírito inovador e um olhar voltado para o futuro era a postura do fundador da Soka Gakkai, Tsunesaburo Makiguchi
Podemos vencer nossa fraqueza interior com o rugido do leão do Nam-myoho-renge-kyo e tomar atitudes para superar as limitações
A máxima solidariedade humana somente pode ser forjada com a suprema união de pessoas que dedicam a própria vida pelo bem das demais
No budismo, a vitória não é mensurada pela obtenção de renome ou glórias mundanas, mas pelo tipo de valor que criamos
"Quem lê os escritos com a própria vida é inabalável", cita Daisaku Ikeda
“Não existe força, por mais incrível que seja, que não possa ser superada pelas pessoas”, afirma o líder da independência de Gana, Dr. Nkrumah
Há sofrimento, tristeza e algumas vezes também doença, mas não há nenhuma razão para ficarmos pessimistas
Com a fé na Lei Mística, brota dentro de nós a força para viver, para crescer, para vencer e triunfar sobre o destino
Para acumular boa sorte que não pereça com a morte e que nos beneficie pelo eterno futuro, devemos nos concentrar no verdadeiro propósito da vida
A força da determinação inerente em nós é capaz de transformar qualquer dificuldade em paz e conforto
A oração do budismo existe justamente para que as metas almejadas possam entrar em perfeita sintonia e serem concretizadas com base na lei da vida
Referindo-se à palestra que fez na Universidade de Harvard em 1993, Daisaku Ikeda, explica sobre como conduzir uma vida sem arrependimentos
“Há um sonho acalentado pela humanidade por milhares de anos — desse sonho nasceu uma canção e essa canção é a Soka Gakkai”, afirma Lokesh Chandra
A habilidade de transformar tudo na vida em fonte de alegria é a marca de um expert na arte de viver
As atividades da Soka Gakkai são grandes intercâmbios de humanismo
Um indivíduo com esse ardente comprometimento possui uma força muito maior que a de incontáveis outras
Aquele que continua lutando, vencendo constantemente os obstáculos da vida é um buda
O escritor francês Romain Rolland cita que devemos seguir nosso caminho com serenidade tanto nas épocas difíceis como nos tempos de felicidade
A prática budista possibilita que nosso estado de vida abarque as circunstâncias; Continuamos a avançar de forma alegre, positiva e resoluta
Ser feliz é algo que acontece no coração. As pessoas que sentem alegria e satisfação na vida são vitoriosas
A primavera é o momento em que as flores desabrocham. Mas para que floresçam, elas precisam do rigor inverno
Mesmo que estejamos nos esforçando na prática da fé, acontece de nos defrontarmos com dificuldades e provações
Quanto mais dialogarem corajosamente, mais pessoas estarão habilitadas a formar laços com o budismo
Se nos empenharmos firmemente, com uma fé destemida, certamente poderemos conquistar a grandiosa vitória na vida
A vida é uma torre de tesouro, possui dimensão tão vasta quanto o universo e é mais valiosa que a Terra
Eis o melhor exercício para o fortalecimento da nossa vida
Se continuarmos nos empenhando ao máximo, ativando uma forte fé, conseguiremos infalivelmente fazer desabrochar exuberantes flores da vitória
Se perderem essa disposição, perderão também toda a motivação. Sejam alegres e atuem com satisfação!, salienta Daisaku Ikeda
A mudança genuína do coração é mais profunda; produz transformação efetiva da vida
Atingir a iluminação significa estabelecer o estado de buda como a tendência básica da vida
O importante é transformar a mais baixa condição de vida para um estado elevado
O Budismo de Nichiren Daishonin é uma filosofia que nos conduz à verdadeira transformação da vida
Para que a Gakkai se desenvolvesse foi importante criar uma onda de desenvolvimento pessoa por pessoa
Budismo é humanismo posto em prática. Desafie com coragem a questão que está diante de seus olhos
É necessário desenvolver força vital suficiente para enfrentar com serenidade os desafios do casamento
Preste atenção na pessoa que, mesmo que não apresente uma conduta que chame a atenção, mantém a fé, a prática e o estudo por toda a vida
Não devem sentir-se culpados quando não conseguirem realizar o gongyo
A força motriz de tudo é a realização do gongyo e a recitação do daimoku
Quando oramos ao Gohonzon a “fusão da realidade e da sabedoria” é colocada em prática
À medida que o foco de nossas orações se expande – incluindo não apenas nossos próprios desejos – nossos horizontes também irão se expandir
Quanto maiores forem nossas preocupações, maior será nosso sentimento de realização
Embora os resultados não sejam aparentes, com certeza benefícios inconspícuos serão manifestados sem falta
O melhor é conectar-se com as pessoas tomando a iniciativa de se encontrar e conversar com elas
O ponto central do Budismo de Daishonin consiste em revelar a dignidade inerente aos seres humanos
A força propulsora da paz encontra-se em praticar e propagar o budismo no mundo real
Quando ajudamos os outros a se tornarem felizes, nós nos tornamos felizes. Este é também um princípio da psicologia
Citando Tolstói, Dr. Ikeda ressalta importância das experiências que vivemos e das pessoas ao nosso redor
Encorajando e nos apoiando mutuamente como amigos de fé é possível acelerar nosso progresso rumo ao crescimento e à vitória
Não devemos desperdiçar a vida com buscas triviais e egoístas, mas viver até o fim por um nobre ideal
Vitorioso é quem possui a confiança das pessoas. A confiança é um valioso tesouro mesmo que não possua nada mais
Presidente da SGI dialoga com Ryoichi Kodama, um dos primeiros japoneses a vir para o Brasil
A vida é como uma navegação; há momentos em que experimentamos uma navegação tranquila, e em outros, agitada. O budismo nos capacita a ultrapassar os obstáculos sem sermos influenciados pelos acontecimentos
A oração do budismo existe justamente para que as orações e a situação almejada possam entrar em perfeita sintonia
O mais importante é se dedicar para dar mais força a cada uma das pessoas que está lutando na linha de frente pela felicidade de todos
“Ser um bom ouvinte” é um aspecto muito importante quando se vai dialogar. “Ouvir” significa “aprender”, e é a medida de quanto seu mundo pode se ampliar
"Gorbachev estava no Japão para uma série de reuniões de cúpula com o primeiro-ministro japonês. Eu estava extremamente feliz por aquela visita ter sido possível", relembra Ikeda
“Nas reuniões da Gakkai, mesmo se houver apenas um ou dois presentes, é importante dar atenção a eles”, afirma Josei Toda
Quando possuímos o tesouro da esperança, podemos extrair nosso potencial. Uma pessoa de esperança é repleta de coragem
Uma pessoa capaz de suportar qualquer dificuldade, que não teme a nada, não é derrotada e suporta tudo sem a menor lamentação, é insuperável
"O budismo e a ciência bem poderiam ser considerados um só, pois ambos buscam uma lei universal que abrange todas as existências", afirma o Dr. Ikeda
Conscientize-se de sua importância como cidadão e faça do seu exemplo de vitória a chave para a transformação social
O crucial é a determinação de continuarmos a acreditar em nossa própria dignidade e em nossas possibilidades sem limites, e da mesma maneira nas outras pessoas
O povo deve ficar atento para desmascarar a falsidade e construir um mundo cada vez melhor
A revolução humana é um progresso contínuo, é avançar mesmo que seja um passo mais que ontem, um passo a mais do que no ano passado
SeikyoPost publica trechos do discurso histórico do líder da SGI, Daisaku Ikeda, proferido no Minifestival do “Carnaval da Cultura Soka”, realizado no Centro Cultural do RJ em 1993
Se perseveramos na recitação do daimoku, transformamos os desafios em alegria de acordo com o princípio budista de “transformação de veneno em remédio”
“Levar a paz para a nação” significa estabelecer a segurança e a felicidade para todos e construir uma sociedade próspera e um mundo pacífico
Plantar as sementes da Lei Mística na conturbada sociedade atual representa o desafio sem precedentes de lançar luz e estender a mão às pessoas
Quando olho os girassóis, vejo o brilho dos meus estimados e respeitados membros da Divisão do Futuro [e Esperança] se sobrepondo nelas
SeikyoPost publica a segunda parte da história dos mestres da dança flamenca, Pascual e Ángela Olivera que fizeram da carreira uma jornada de encorajamento e esperança
No diálogo com o presidente Ikeda, o astrônomo Ronaldo Mourão explica sobre constelação do Cruzeiro do Sul e como podemos aplicar conceitos da astronomia em nossa vida diária
Como nossa mente é a chave para atingirmos o estado de buda nesta existência, precisamos vencer nossas próprias fraquezas internas
Qundo os objetivos da nossa oração são sinceramente para contribuir para sua felicidade e para se tornarem seres humanos melhores, ela é infalivelmente respondida
Contribuir positivamente ao mundo, demonstrando a sabedoria budista no seio da sociedade é o que faz do budismo uma religião viva
Quando desvendamos o estado de vida de Nichiren Daishonin por meio de seus escritos, somos capazes de romper os obstáculos e as limitações
A essência dos diálogos budistas é acreditar no potencial interno ou natureza de buda da pessoa com quem estamos conversando
Estar só apenas intensifica nossa tristeza e torna ainda mais difícil aliviar a dor. Nossa interação com outras pessoas é o que nos torna plenamente humanos
Confira a última parte da série que conta a história do grande escritor alemão que se devotou até o limite de sua capacidade pela felicidade e bem-estar do povo
A oração da compaixão e do incentivo ilumina a vida das pessoas com imensa esperança. É por isso que a luz do daimoku alcança o universo inteiro
Para Goethe, a poesia e literatura, em geral, constituíam-se no ponto de partida e de chegada de sua própria batalha espiritual
Quando trabalhamos em prol do Gohonzon, em prol do kosen-rufu, os budas, os bodisatvas e as divindades celestiais em todo o universo nos protegem constantemente
O microcosmo que é a nossa vida individual acompanha o ritmo fundamental do macrocosmo, ou seja, o universo
Em palestra na Universidade Soka no Japão, presidente Ikeda se aprofunda na vida do grande escritor alemão Johann Wolfgang von Goethe
É por meio da sincera fé que revelamos os imensuráveis “tesouros” do universo em nossa própria vida e desfrutarmos seu radiante brilho
Incentivando e nos apoiando mutuamente como amigos de fé, podemos acelerar nosso progresso rumo ao crescimento e à vitória
Posição social, títulos ou escolaridade não são fatores essenciais para receber benefícios. O que realmente importa é criar uma existência feliz
Como legar aos filhos um modo de vida que os habilite a acumular o tesouro do coração é fator crucial do nosso “comportamento como ser humano”
Praticamos o budismo na Soka Gakkai para sermos felizes, construirmos um sólido eu e transmitirmos alegria e coragem para as pessoas ao redor
O conceito budista de origem dependente, que dá a máxima ênfase à inter-relação e interdependência, é fundamentalmente sinônimo de coexistência criadora
O nobre empenho exemplar da Divisão Feminina na era atual será aplaudido e lembrado eternamente
Este é o ponto de partida em direção à vitória absoluta na qual se evidencia ilimitada sabedoria e força
Assumir os desafios mantém a juventude e proporciona longevidade, tornando sua vida plena de alegria
Avance com toda alegria, convicção e disposição para dialogar com as pessoas tendo por objetivo a expansão da esfera de felicidade
Ser um bom cidadão do nosso país significa ser um bom cidadão do mundo. O presidente Ikeda comenta três elementos essenciais da cidadania global
A essência deste budismo está no comportamento das pessoas como ser humano. Por isso, devemos edificar pontes de amizade e de confiança da forma como somos
As sementes de paz que mestres e discípulos Soka plantaram com este espírito de “virtude invisível” estão criando magníficos jardins de “flores humanas” no mundo
Uma característica marcante dos líderes da Soka Gakkai deve ser o nobre espírito de valorizar os outros, aprender com eles e transmitir confiança e alegria a todos
A crença de que vencerão sem falta concentra toda a sua força, até mesmo aquela que é normalmente latente
Por meio das “quatro virtudes” [eternidade, felicidade, verdadeiro eu e pureza], desenvolva uma profunda fé e seja uma pessoa de autêntica coragem
O que significa “primeira categoria” que devemos buscar? Como elevar a própria condição de vida?
Cada um deve cuidar das pessoas com quem possuem relação cármica. O budismo ensina a fazer com que todos evidenciem o melhor de sua força
Nós praticamos a fé para que a cada dia possamos saborear a alegria de viver, vencer todas as dificuldades com compostura e dignidade
Citando o ensinamento de que “budismo consiste em vencer”, o presidente Ikeda sublinha que a verdadeira vitória reside em nunca se deixar desanimar
O lar deve ser o lugar em que as crianças tenham um senso de pertencimento e possam ser elas mesmas
Buscando ter o mesmo espírito de Nichiren Daishonin, nossa família Soka é identificada pelas mais alegres, belas e magnânimas relações humanas do mundo!
O incentivo pessoal é uma tradição da Soka Gakkai. É por meio das visitas familiares que os membros se aproximam e criam uma sólida rede de confiança
São nos esforços tenazes para continuar avançando sem ser vencido por qualquer obstáculo que reluz o brilho da vitória e do sucesso
Qual seria, afinal, a maior prova de que um jovem é verdadeiramente jovem?
Os encontros da Soka Gakkai devem ser brilhantes fontes de inspiração e energia para os membros e para os novos componentes
É verdade 2017 está acabando. Mas, conforme progredimos em nossa revolução humana, sentimos uma felicidade cada vez maior na vida a cada ano que passa
Quanto mais desafiadora a situação, mais alegremente nos enchemos de coragem, sabedoria e compaixão
O espírito eterno da Soka Gakkai encontra-se em todos avançarem com a consciência e orgulho de que são presidentes
Chandra Wickramasinghe e Daisaku Ikeda dialogam sobre os aspectos mais profundos da existência humana e, cada qual revela comparações entre princípios básicos da astronomia e do budismo
Sem tal unicidade qualquer coisa que realizarmos simplesmente terminará junto com nossa própria existência
Para Gandhi, a não violência significava um amor abundante por toda a humanidade, um modo de vida que emanava do âmago do seu ser
O ponto de partida da Soka Gakkai está na abnegada luta para propagar a Lei empreendida pelo Sr. Makiguchi e pelo Sr. Toda
Concentrar-se no indivíduo e criar um efeito cascata por meio do diálogo e do incentivo de uma pessoa para outra são a fórmula da eterna expansão do kosen-rufu
Presidente Ikeda explana sobre a força da determinação inerente em nós, capaz de transformar qualquer dificuldade em paz e conforto
O ponto primordial de um contínuo humanismo é o conceito de vitória humana. Aplique-o!
A Soka Gakkai, que se destina à promoção do kosen-rufu, foi criada para que pudéssemos aprofundar nossa compreensão sobre o budismo e para mudarmos a sociedade
Qual é a visão budista de vida e morte? Com base nos ensinamentos do Sutra do Lótus, nossa existência manifesta-se como vida e, então, tornando-se latente novamente como morte
O amor feminino é potencialmente universal. Isso porque a universalidade é a essência do próprio amor
A doença não significa que a pessoa não seja saudável; também não é definida pelos outros ou pela sociedade
A liberdade é algo que as pessoas comuns que vivem na sociedade devem conquistar dia após dia,tornando-se sábias e fortes
Despertar para a nossa missão é crucial para a revolução humana, e a dedicação alegre e audaz às pessoas constitui a evidência da revolução humana
Incontáveis nobres homens e mulheres da SGI, anônimos, têm ganhado confiança em suas localidades, empreendendo esforços para promover o nosso movimento
No Budismo de Daishonin não é necessário engarjar-se em austeridades por incontável tempo para atingir o estado de buda
Não precisamos nos tornar nada além de seres humanos. Nossa fé e prática budista existem para nos habilitar a nos tornarmos pessoas excelentes
Filosofia e cultura não são meros adornos, mas devem ser partes integrantes do modo de vida de cada um
A recitação ressonante do Nam-myoho-renge-kyo é um canto da dignidade humana à própria vida
Ao relembrar sua primeira viagem para desbravar a paz mundial em 1960, presidente Ikeda salienta que a essência do kosen-rufu reside no esforço de cada pessoa
O que determina a verdadeira felicidade é tornar-se feliz junto com os outros
Nós da SGI temos os ingredientes para a felicidade. Não podemos deixar de vencer na batalha da vida
Presidente Ikeda fala sobre a importância de transformar o destino pondo em prática o desejo de “transformar carma em missão”
Não somente devemos desenvolver naturalmente uma forte fé, mas que também devemos cultivar um brilhante caráter
Uma religião aberta traz o sentimento altruísta criando uma personalidade autêntica que se molda em meio às diferenças e transcende qualquer preconceito
Construir uma sólida e inabalável personalidade significa fazer revolução humana, elevando o nosso estado de vida
É possibilitar a nossa felicidade e a do próximo — a felicidade de todas as pessoas e a concretização da paz mundial
O Budismo de Nichiren Daishonin ensina um modo de vida embasado no “tempo sem início”. Isso nos possibilita lidar com a realidade com um espírito vigoroso e esperançoso
A força da fé e a força da prática manifestam-se em sua vida como a força da Lei e a força do Buda. É assim que a felicidade permeia a vida diária
A profunda transformação de uma única pessoa certamente conduzirá toda a família para uma mudança positiva
É imprescindível intensificar a força solidária da nossa localidade e avançar dialogando sobre as vívidas experiências de nossas vitórias
Nossa missão como praticantes do Budismo Nichiren é criar uma era em que a felicidade individual e a prosperidade social andem lado a lado
Daisaku Ikeda se recorda de 24 de agosto, data em que ingressou na Soka Gakkai. Até hoje ele cumpre o juramento de levar a felicidade para as pessoas
Na Proposta de Paz 2017, Daisaku Ikeda propõe assentar as bases para sociedades nas quais a divisão e a desigualdade sejam superadas. Confira!
É a criação de uma cultura humanística que combate a problemática dos jovens sem esperança que acabam atraídos para o extremismo violento
São a “pessoa de ação” e a “pessoa que propaga” que permeiam a órbita do shakubuku. Por causa disso, são incalculáveis os benefícios e a boa sorte de quem propaga o budismo
"Não importando o quanto sejamos ofendidos, injuriados e perseguidos não podemos nunca nos acovardar", cita o Dr. Ikeda
Por ter se devotado totalmente ao caminho de mestre e discípulo, Daisaku Ikeda conduziu uma vida inabalável dedicada ao bem mais supremo; esta é sua convicção
No romance Nova Revolução Humana, Daisaku Ikeda descreve os direcionamentos dados para um agricultor brasileiro sem sucesso em suas plantações
A trajetória vitoriosa criada pela mulheres da Soka Gakkai é comprovação do avanço da nova era da paz
Compreensivo, o segundo presidente da Soka Gakkai, Josei Toda, enxergava além do dogmatismo e fazia amizades sem distinções
A vida do fundador da Soka Gakkai foi uma árdua batalha contra a autoridade fascista. Ele nunca retrocedeu um único passo
O Budismo Nichiren é uma religião mundial que procura criar um mundo harmonioso e pacífico no qual toda pessoa alcança a iluminação
Em diálogo com a Divisão Feminina de Jovens, Dr. Ikeda cita o estudo como importante base para que as mulheres não sejam influenciadas por emoções ou tendências efêmeras
Aung San Suu Kyi, vencedora do Prêmio Nobel da Paz de 1991 foi a líder pró-democracia birmanesa, que tem empreendido uma contínua batalha pelos direitos humanos
É por meio do estudo que construímos um meio poderoso para abrir novas fronteiras para a paz e uma nova era do diálogo consciente na sociedade
Praticando o Budismo Nichiren podemos atingir uma condição na qual percebemos profundamente que nós próprios somos entidades da Lei Mística, e que possuímos um potencial ilimitado
Apesar da grave doença, uma jovem decide passar os últimos anos de sua vida encorajando as pessoas ao seu redor. O presidente Ikeda narra esta história no livro Juventude: sonhos e esperanças, v. 2. Confira!
Dr. Daisaku Ikeda e Dr. René Simard, professor de ética da Universidade de Montreal, dialogam sobre as causas da prevenção para as doenças mais sérias deste século
Não há dúvidas de que a extraordinária experiência de vida que os idosos possuem consiste num tesouro precioso
"Ao se lançarem em seu trabalho, em vez de evitá-lo, definitivamente abrirão um caminho a seguir na melhor direção possível", cita o presidente Ikeda
Trechos de ensaios do presidente Ikeda publicados na Revista Terceira Civilização."Na época em que os negócios do meu mestre, Josei Toda, estavam sendo atingidos por um revés após outro, encontrei inspiração e conforto no Gosho", cita
"Na fronteira do conhecimento atual da humanidade, qual é o papel que cumprem e podem vir a cumprir as religiões, a começar pelo budismo?", pergunta o Dr. Mogi
A Soka Gakkai existe para mobilizar a benevolência humana — o desejo de ajudar e beneficiar os outros — e canalizá-la para a criação de um grande valor
A Lei Mística tem o poder de ajudar todas as pessoas a atingir o estado de buda, não somente para aqueles que se encontram aqui no presente, mas por todas as existências
"Aprofundando nossa fé, o espírito de procura para compreender os ensinamentos aflora, e estudando os ensinamentos e aplicando-os na vida, fortalecemos nossa convicção", afirma Daisaku Ikeda
Mesmo que consiga entender os ensinamentos budistas complexos intelectualmente, isso não será suficiente para atingir o estado de buda se não tiver fé
Ao enfrentarmos as mais diversas dificuldades adquirimos o “corpo de um diamante” ou o “corpo do buda”, que reluz o brilho da felicidade absoluta
Uma nova época é criada por indivíduos corretos que buscam a justiça e se recusam a comprometer seus ideais
Quando atingirmos o estado de buda nesta existência, esse estado permeará para sempre a nossa vida. Existência após existência
As reuniões de palestra são importantes encontros nos quais os associados se reúnem pelo apoio e encorajamento mútuos
O melhor meio para alcançar objetivos futuros é atentar para os pequenos desafios diários e vencer cada um deles
O budismo nos dá asas para nos elevarmos até o ilimitado autoaprimoramento
Presidente Ikeda sublinha a importância de aprimorarmos nossa vida por meio do apoio e inspiração mútuos obtidos ao convivermos com pessoas diferentes
O que nos permite ultrapassar resolutamente quaisquer tipos de sofrimentos é a prática do Budismo de Nichiren Daishonin tal como é praticado na SGI
Presidente Ikeda incentiva jogadores do Grupo de Amadores de Beisebol da Universidade Soka do Japão ensinando-lhes o conceito de “beisebol humanístico"
O propósito da vida é a felicidade e, objetivo do budismo e da prática da fé é conquistar a felicidade manifestando a mais sublime condição como ser humano
"A Soka Gakkai pôde continuar seu seguro e incontido avanço graças exatamente ao fato de a Divisão Feminina ter tanta integridade e estar avançando com brilhante entusiasmo e energia"
Presidente Ikeda incentiva integrantes da Orquestra da Universidade Soka a desafiarem os próprios limites como músicos
Daisaku Ikeda, fundador da Universidade Soka, sempre comenta a respeito da essência da relação de amizade entre China e Japão com os estudantes
O objetivo do budismo é fazer conquistar a felicidade. Neste discurso, o presidente da SGI, Daisaku Ikeda, fala sobre a importância de nos comprometermos com o desenvolvimento mútuo nesse processo
Desejar somente a própria felicidade é arrogância e mostrar que deseja apenas a felicidade dos outros é hipocrisia
"Examinem com tranquilidade o mundo evanescente e sejam fiéis às suas crenças e convicções", diz o líder da SGI
A atitude de uma pessoa pode transformar totalmente uma situação. A questão é decidir ser feliz e produtivo
"A nossa vitória nesta existência é determinada pelo fato de atingirmos ou não esse estado de ser", cita o líder da SGI
"Não existe vida mais estimulante do que aquela em que escrevemos a nossa própria história de revolução humana"
O que significa triunfar e vencer no final? Significa ser vitorioso na fé. Esta é a nossa verdadeira vitória como seres humanos
O budismo é vitória ou derrota e isso abarca todos os fenômenos. Por essa razão, tudo é uma luta entre a vitória ou a derrota
"Os membros da Soka Gakkai sempre estenderam a mão para essas pessoas e lutaram pela felicidade delas"
Presidente Ikeda descreve como Josei Toda oferecia apoio aos que estavam enfrentando dificuldades
O significado desta expressão encontra-se em vencer a luta entre a natureza de buda e as funções negativas da nossa vida
Quando nos dedicamos com a convicção de “transformar carma em missão”, tornamos qualquer adversidade em impulso para a revolução humana
A crença na eternidade da vida é o próprio fundamento de nossa prática budista
“A alegria não é algo que vem de fora do ser humano ou do grupo, mas de dentro. A alegria é algo que brota do coração"
O estado de buda existe na fé de uma pessoa que se dedica à prática budista e luta para alcançar o kosen-rufu
"O importante é avançar com persistência mesmo que seja um único passo, realizar o que está ao seu alcance no momento"
Em primeiro lugar, uma religião mundial precisa defender o princípio de prezar uma única pessoa
O movimento da SGI é uma grande revolução religiosa que inspira toda a humanidade
Nos diálogos de pessoa a pessoa que se cria a verdadeira ponte da amizade
Os esforços intrépidos dos jovens são uma fonte de surpreendente criatividade. E a coragem é sustentada pela convicção
Presidente Ikeda discute a postura da prática da fé para fazer do local em que se vive no momento, uma terra de vitória e de felicidade
Cada um deve viver com base na Lei Mística e conquistar méritos e posições fundamentados na Lei Mística também
"A pessoa de extrema felicidade é aquela que fará o palácio de sua própria vida reluzir"
“Todas as dificuldades pelas quais vocês estão passando agora irão contribuir para o seu desenvolvimento”
É possível manifestar o estado de buda nesta e na próxima existência, transformar destinos de vidas passadas
"É você quem define e determina tudo. É você quem tem de fazer brilhar fortemente a si próprio. A fé é justamente para isso"
A verdadeira liberdade, em última análise, depende daquilo a que decidimos nos dedicar com sinceridade
Respondendo uma pergunta de um estudante do ensino médio, o presidente da SGI, Daisaku Ikeda explica a revolução humana de uma maneira acessível
O aprimoramento mais nobre como ser humano é o exercício budista de despertar para seu infinito potencial enquanto auxilia as pessoas a fazerem o mesmo
Além da saúde, juventude, boa sorte, racionalidade, paixão, convicção e vitória, a benevolência é o fator essencial que os budistas devem estabelecer em sua vida
A principal tarefa da educação deve ser a de assegurar que o conhecimento sirva para fortalecer as ações em prol da felicidade e da paz humana.
Tsunesaburo Makiguchi acreditava que o propósito da educação é permitir que a criança tenha uma vida feliz
A atitude em relação ao trabalho pode mudar completamente nossa postura e motivação
Pessoas de magnífico talento e com forte fé na Lei Mística estão atuando ativamente em todo o mundo
“Esperança é vida e desesperança é morte. Esperança é vitória e desistência é derrota”
O Gohonzon é a expressão máxima da sabedoria do Buda que capacita todas as pessoas a atingir a iluminação em meio à realidade
A grande energia vital e a infinita sabedoria estão contidas em nós mesmos e podemos manifestá-las livremente por meio da prática da fé
Mais que uma representação visual ou gráfica, é a expressão mais nobre e grandiosa do mundo da sabedoria, a grandiosa sabedoria do buda original dos Últimos Dias da Lei
"Vida significa aprender enquanto estiver vivo. E a vida sempre é aquilo que fazemos dela, como disse Vovó Moses"
Orar e se esforçar com afinco, evidenciando a máxima sabedoria, e mostrar a prova real em nosso local de trabalho é a forma de demonstrar a grandiosidade do budismo
Não há nada que intimide a vida dos jovens que seguem a extrema órbita da justiça
Quanto maior a dificuldade, mais deve perseverar na oração e dar mais um passo de desafio com forte determinação
Presidente Ikeda descreve o despertar de Shakyamuni em relação à eternidade da vida. Seu despertar é o drama da vitória sobre a escuridão ou ignorância fundamental
"Organizações ou os empreendimentos bem-sucedidos operam numa velocidade que deixam seus concorrentes para trás"
Quando ora de todo coração pela a felicidade dos outros, a grandiosa sabedoria emergirá de dentro vocês
Somente quando as pessoas adquirem a coragem de levantarem-se sós é que poderão conduzir o mundo para a paz e para o bem
A felicidade encontra-se em cumprir firmemente a sua missão, enquanto enfrenta com coragem e persevera em meio à adversidade
Tenho a plena convicção de que todos os seus presentes obstáculos e esforços com certeza se tornarão uma fonte de força e benevolência
Presidente Ikeda explica a prática budista realizada com senso de gratidão e alegria constitui a força propulsora da revolução humana
O presidente Ikeda explana o escrito A Oração, de Nichiren Daishonin, no qual o Buda declara que as orações de um praticante do Sutra do Lótus jamais deixam de ser respondidas
O líder da SGI, Daisaku Ikeda, atesta que se perseverarmos na fé, certamente viveremos uma existência de plena realização
Ao ser confrontado com atos de desumanidade, não se deve permanecer em silêncio, pois o silêncio equivale a uma aprovação implícita
Presidente Ikeda responde à pergunta de um associado italiano que questiona sobre o que seria mais importante na recitação do daimoku: quantidade ou qualidade
Todo sentimento contido numa voz imbuída de seriedade, sinceridade e justiça sem falta chegará até o coração do outro
Observando que o líder da independência indiana Mahatma Gandhi estava sempre sorrindo, o presidente Ikeda recomenda que encaremos dificuldades como oportunidades
"Visualizo o dia em que os jovens criados pelas suas ternas e encantadoras famílias cresçam e se tornem extraordinários líderes do século 21"
Não há outra alternativa a não ser educar as pessoas sobre os valores humanitários e visões de vida mais nobre para estabelecer uma base de paz e estabilidade
Conheça a história de Masako Nakagawa, que a partir da sua determinação venceu as amarras da covardia que tentavam impedi-la de manifestar seu potencial inato
Em setembro de 1957, Josei Toda proferia a Declaração pela Abolição das Armas Nucleares, determinado a expor o mal existente nessas armas que assolam a humanidade
O rugido de um leão espanta os outros animais para longe. Da mesma forma, quando encaradas com a recitação do Nam-myoho-renge-kyo, nenhuma doença é obstáculo
O budismo expõe o princípio da “cerejeira, ameixeira, pessegueiro e damasqueiro”, segundo o qual cada pessoa tem características únicas
O presidente Ikeda fala sobre a sabedoria para se desenvolver uma parceria na construção de um amor e respeito cada vez mais profundos
Como líderes devem orar sinceramente para que todos os membros de sua localidade desfrutem de boa saúde e que possam cumprir sua missão com alegria
A pessoa de convicção que vive de forma honesta, demonstrando uma brilhante vitória na sociedade, é a verdadeira vencedora
"Se desejamos criar uma era em que as pessoas desfrutem de boa saúde, devemos primeiro criar uma era que seja fundamentada na sabedoria"
Chegou a época em que as pessoas do mundo inteiro devem se unir pela dignidade da vida, gerar ondas de esperança e criar laços de amizade duradouros
Presidente Ikeda cita a coragem, a convicção e a esperança como o grande tesouro dos jovens
Na série Sabedoria para Criar a Felicidade e a Paz, o presidente Ikeda cita os desafios para se relacionar com as pessoas e conquistar bons amigos
As pessoas mais extraordinárias são aquelas que mantêm vivos os ideais da juventude
Pessoas, assim como flores, precisam de água. Nosso coração murchará se não encorajarmos a nós mesmos
Na natureza, o inverno sempre se torna primavera. O que é necessário para que o mesmo ocorra no mundo dos seres humanos?
Em discurso, o presidente Ikeda salienta: "Nascemos porque temos uma missão. Por isso, devemos viver e perseverar diante de quaisquer situações"; isso torna sua vida insubstituível
É preciso unir o mundo transformando a vida de um único ser humano. Precisamos mudar o destino da sociedade e da humanidade
Uma mulher forte e convicta de seus ideiais, assim foi a mãe de Napoleão Bonaparte. "Certamente não fui iludida pela ostentação e adulação na corte", diz
Napoleão é tanto louvado quanto criticado. Seja como for, há poucos que poupariam elogios à sua mãe, uma mulher de postura inabalável
Em diálogo com Daisaku Ikeda e Seikyo Shimbun, o reconhecido psicólogo Martin Seligman analisa o comportamento humano com relação aos problemas
As orações de uma mãe que se dedica incansavelmente pelo kosen-rufu sem falta se manifestam na vida dos filhos
No mês de aniversário da Divisão dos Estudantes, SeikyoPost publica discursos do presidente Ikeda relacionados aos futuros sucessores Soka
Este texto é com base no discurso do presidente Ikeda proferido, na década de 1990, em conferência para representantes da SGI do Canadá em comemoração do Dia da Paz Mundial
O fundador da Soka Gakkai não mediu esforços para compartilhar amplamente a filosofia e os ensinamentos de Daishonin
Esta é a segunda e última parte do diálogo do presidente da SGI, Daisaku Ikeda, publicado na íntegra pelo jornal Brasil Seikyo, em abril de 2014, na sessão Encontro com o Mestre
Esta é a primeira parte do diálogo do presidente da SGI, Daisaku Ikeda, publicado na íntegra pelo jornal Brasil Seikyo, em abril de 2014, na sessão Encontro com o Mestre
O desejo de dialogar com as pessoas sobre o budismo gera uma onda de infinita alegria
O arco-íris é um presente dos céus. Ele surge e se estende por todo o céu depois da chuva como uma grande ponte, lançando a luz de suas sete cores: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta.
Em um diálogo com adolescentes, o Dr. Daisaku Ikeda conversa de forma simples e acessível sobre o que é a genuína individualidade e o significado de viver e ser verdadeiro consigo mesmo.
O Dr. Daisaku Ikeda, presidente da SGI, acaba de enviar ao mundo seu clamor pela paz: "O respeito universal pela dignidade humana: O grande caminho para a paz". Leia sinopse.
Já ouviu falar sobre felicidade absoluta? E da felicidade relativa? Conheça a visão budista sobre a plenitude da vida e seja feliz, aqui e agora.
A paz precisa prevalecer sem falta. É necessário tornar princípios comuns da humanidade as convicções: “nunca promoverei a guerra” e também “impedirei que a façam” [...]