Daisaku Ikeda

Líder de uma das maiores organizações não-governamentais do mundo, a Soka Gakkai Internacional – SGI, Daisaku Ikeda é ainda budista, filósofo, poeta, educador e fotógrafo. É esta eclética formação que o tornou um humanista completo, não somente detentor dos conhecimentos humanos, mas sensível e atento observador das minúcias e sutilezas da vida em toda a sua essência.

Infância e Juventude

Nasceu no Japão, em 2 de janeiro de 1928. Quinto filho de uma família de beneficiadores de alga marinha, Ikeda foi criado em meio ao governo militar japonês durante a Segunda Guerra Mundial. O ideal humanista começava a ser forjado ali pelas terríveis lembranças dos horrores da guerra. Seus quatro irmãos foram recrutados pelo exército, um deles jamais retornou do front. Tais experiências fomentaram seus esforços em erradicar as causas fundamentais do conflito humano. Daisaku associou-se à Soka Gakkai em 1947 e, a partir daí, percebeu que precisava encontrar uma forma de discernir concretamente o caminho da esperança.

Formado pela Escola Superior Fuji, na área de economia, Ikeda foi sempre um leitor ávido e começou a escrever poesias na adolescência. Sua sede insaciável pelo conhecimento o levou a dar continuidade aos seus estudos sob a tutela do então presidente da Soka Gakkai e também educador, Josei Toda.

Toda faleceu em abril de 1958 e Ikeda o sucedeu na presidência da Soka Gakkai em maio de 1960. Assim, Daisaku Ikeda estruturou a organização em diferentes países, surgindo a necessidade da criação da Soka Gakkai Internacional, ocorrida em Guam, no Havaí, em 1975. Hoje a SGI está presente em aproximadamente 200 países e regiões e realiza atividades em prol do bem-estar da sociedade.

Ataulmente, Daisaku Ikeda é conhecido como um prolífero autor, escreve romances, ensaios e poesias sobre uma vasta gama de tópicos abrangendo o humanismo, a paz, a sociedade, a juventude, a arte e a literatura. Seus escritos têm sido traduzidos para mais de quatorze idiomas.

Reconhecimento acadêmico

Com o intuito de promover a Paz, a Cultura e a Educação, Ikeda fundou, ao longo dos anos, instituições educacionais e culturais, incluindo o Sistema Escolar Soka, a Associação de Concertos Min-On e o Museu de Arte Fuji de Tóquio.

Centenas de Universidades do mundo inteiro reconheceram seus esforços pela paz outorgando-o honrarias acadêmicas, perfazendo um total de mais de 330 títulos de doutor honoris causa. Em sua atuação como escritor e fotógrafo, Ikeda tem levado o ideal humanista por meio da arte a inúmeros países. Ikeda é membro honorário do Val de Bievres Photo Club, membro correspondente do Weiner Künstlerhaus (Associação de Arte Austríaca), membro honorário vitalício da Singapore Photographic Society. No Brasil, Ikeda ocupa desde 1993 a cadeira nº 14 da Academia Brasileira de Letras – ABL, como sócio correspondente da instituição.

Incansável luta pela paz

Ikeda acredita que um movimento popular centralizado nas Nações Unidas é a chave para transformar o mundo, onde imperam a desunião e a hostilidade, num lugar de coexistência pacífica.

Nos mais de 50 anos desde que se tornou presidente da Soka Gakkai, Daisaku Ikeda tem realizado inúmeras iniciativas na busca da paz mundial. Engajou-se numa diplomacia do cidadão, encontrando-se com líderes políticos e intelectuais de todo o mundo, num intercâmbio de opiniões a respeito dos desafios que se interpõem à humanidade. Atualmente, mais de 50 desses diálogos com personalidades como Mikhail Gorbachev, André Malraux e Ronaldo Rogério de Freitas Mourão foram publicados em formato de livros.

Desde 1983, Daisaku Ikeda engajou-se na elaboração anual de propostas de paz, dirigidas às Nações Unidas, tratando de questões sobre a paz, desarmamento, educação e meio ambiente.

Para Ikeda, a paz é muito mais do que a mera ausência de guerra. É um conjunto de condições em que as diferenças culturais são apreciadas e abraçadas e o diálogo é estabelecido como um meio para a resolução de conflitos.

Educação

Daisaku Ikeda é também o fundador das instituições de ensino Soka, que englobam desde jardins de infância (em cinco países) a pós-graduação nas universidades Soka no Japão e nos EUA.

Educação Soka (literalmente "criação de valores humanos") é uma abordagem educativa centrada no aluno com base na filosofia educacional do presidente fundador da Soka Gakkai, Tsunesaburo Makiguchi (1871-1944) um professor e diretor que dedicou sua vida ao desenvolvimento de um sistema de educação que estimula o potencial criativo de cada criança a fim de capacitar o seu desenvolvimento ao longo da vida. As instituições de ensino Soka são instituições que zelam pelos ideais humanistas - a felicidade e o empoderamento dos indivíduos e sua orientação em direção à paz.

Líder budista

A base do pensamento de Ikeda, e do Budismo, é a essência fundamental da vida, um valor que ele vê como a chave para uma paz duradoura e felicidade humana. Em sua opinião, a paz mundial depende em última análise, em uma transformação dentro da vida do indivíduo. Essa idéia é expressa de modo sucinto em uma passagem em seu trabalho mais conhecido, A Nova Revolução Humana: "a grandiosa revolução humana de uma única pessoa, um dia, impulsionará a mudança total do destino de um país e, além disso, será capaz de transformar o destino de toda a humanidade".

Daisaku Ikeda desenvolveu o que pode ser a maior e mais diversificada associação budista do mundo. O budismo surgiu há cerca de 2.500 anos, como um ensinamento para libertar as pessoas de sofrimentos inevitáveis da vida. Apesar de suas preocupações universais e longa história, o budismo permaneceu como uma religião asiática firmemente ligado na cultura asiática, na percepção ocidental. Ikeda tem se destacado por seu êxito na expansão do contexto cultural do budismo como uma fé viva, podendo ser praticado hoje em uma ampla variedade cultural.